quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cooperativa reaproveita água da chuva na Central de Abastecimento

A Central de Abastecimento da Cooperlotação pode ser chamada de estabelecimento eco. Isso porque o local possui um sistema para reaproveitamento das águas pluviais. Instalado ainda durante a construção do empreendimento, o sistema consiste no alojamento de calhas no telhado por onde a água é coletada e transportada por condutores até um reservatório de 15 mil litros, que serve apenas para a lavagem dos veículos.
À primeira vista é algo bem simples, mas que eleva a entidade ao conceito de construção sustentável. “A sustentabilidade não é um modismo, mas um caminho a ser seguido e a Cooperlotação está dando os primeiros passos neste caminho”, diz Vicente Galdino, presidente da entidade.
Cientes de que a água é um recurso cada vez mais precioso, os diretores da cooperativa fizeram questão de que esse sistema fosse implantado na Central de Abastecimento. “O custo para instalação das calhas foi mínimo, transformando-se num investimento que traz muitos benefícios e economia também”, revela o presidente.
Mesmo não sabendo exatamente o quanto de água pluvial é coletada pelas calhas na entidade, Galdino afirma que a redução na conta de água é significativa. “Acreditamos que reduzimos cerca de 20% o consumo de água e toda economia é bem-vinda, principalmente se está ligada ao conceito ecoeficiente. E vimos que isso tem sido tão positivo que já planejamos instalar outro reservatório de 15 mil litros e também adicionar esse sistema à descarga dos banheiros”, conta.
O presidente ainda afirma que o armazenamento e uso da água da chuva é uma ação que faz bem para a natureza. “Apesar de muito se falar sobre a importância do uso racional de um recurso escasso como a água, muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre a necessidade de sua conservação. Então minha sugestão é que as pessoas busquem meios eficientes e baratos para o reaproveitamento da água. Senão pensando de forma cultural, pensando na economia que pode trazer para a conta no final do mês. E o mais interessante é que podemos sim poupar com algo que literalmente cai do céu, fazendo bem tanto para o meio ambiente quanto para o bolso”.
No Brasil, a NBR 15527/2007 já estabelece os requisitos necessários para aproveitamento de água pluvial de coberturas para fins não potáveis, que são: descargas de bacias sanitárias, irrigação de gramados e plantas ornamentais, lavagem de veículos, limpeza de calçadas e ruas, limpeza de pátios, espelhos d´água e usos industriais.