domingo, 28 de novembro de 2010

Lotações de São Vicente estão sendo equipadas com catracas eletrônicas

Catracas eletrônicas começaram a ser instaladas nas lotações vicentinas. A previsão da diretoria da Cooperlotação é de que em até três meses todos os 367 veículos do transporte alternativo estejam equipados para receber usuários por meio do cartão eletrônico.
Segundo Vicente Galdino, presidente da cooperativa, as catracas servirão para agilizar e modernizar o sistema de transporte coletivo municipal em São Vicente. “O equipamento trará inúmeros benefícios também para o usuário. Com o cartão eletrônico não há como fazer distinção entre os passageiros pagantes e os não-pagantes, por exemplo, o que vai diminuir consideravelmente o número de reclamações contra motoristas e cobradores”, diz.
Ele completa: “com o cartão eletrônico poderemos, ainda, ampliar a venda de vale transporte para a pessoa física – já que atualmente comercializamos passes apenas para empresas e estudantes. Com isso, expandiremos também o número de postos de cadastramento e vendas do cartão eletrônico, o que acarretará em novos postos de empregos”.
A instalação das catracas eletrônicas está sendo realizada pela Digicon na Central de Abastecimento da Cooperlotação, no Parque São Vicente. O equipamento foi exigido ano passado pelo Ministério Público vicentino e aceito, por meio de acordo realizado na assinatura do Termo de Ajustamento e Conduta (TAC), entre líderes do Transporte Alternativo e Prefeitura Municipal.
GPS – A colocação das catracas está sendo feita após todos os veículos do transporte alternativo estar munidos com GPS. O dispositivo proporciona aos proprietários de lotação maior controle sobre seus veículos, pois podem rastrear seus carros pela Internet. Outra vantagem é que o equipamento traz mais segurança aos usuários, já que por meio dele é possível descobrir a velocidade do carro em determinado trajeto.
“Como tudo o que acontece no veículo é registrado e arquivado pelo equipamento, é possível acessar os arquivos gerados, agilizando as ações de fiscalização e permitindo um atendimento mais eficaz das reclamações registradas”, revela Galdino.
Segundo ele, outra vantagem é a maior possibilidade de corrigir falhas no sistema. “Com GPS podemos saber se cada motorista está cumprindo o quadro de horários e itinerários das lotações, checar a não parada nos pontos previstos e ainda saber se uma lotação ficou mais tempo que o necessário num ponto”, finaliza.
Outras informações podem ser obtidas com Vicente Galdino pelo telefone 13.3469.2211