segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Representantes do Sescoop visitam Cooperlotação


Na tarde de hoje (10), os diretores da Cooperlotação receberam a visita de representantes do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Rita de Cássia, Janaina e Raquel compareceram à sede da cooperativa para discutir o planejamento das atividades para 2014.

Várias ações foram programadas para acontecer a partir de março, por meio de parceria entre a Cooperlotação e o Sescoop. Diversos cursos para quem atua no sistema de transporte municipal coletivo de São Vicente devem acontecer a partir do segundo trimestre, além de atividades que envolvem toda a comunidade vicentina.


“A cooperativa dará mais um passo para se aproximar da população da cidade e faremos isso com a orientação e participação de um dos melhores órgãos do setor, o Sescoop. São ações que nos ajudarão a crescer como cooperados e cidadãos e o melhor é que essas atividades serão, em sua maioria, abertas também aos usuários do transporte feito por lotações”, disse o presidente da Cooperlotação, Anderson da Silva.

Vencedoras do concurso de redação “Porque eu amo a Primeira Cidade do Brasil” são premiadas



Vencedoras do concurso de redação “Porque eu amo a Primeira Cidade do Brasil” foram premiadas na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Cooeprlotação. Estiveram presentes na cerimônia de premiação professores e familiares das alunas vencedoras.

Realizado ente setembro e novembro do ano passado, o concurso foi voltado para alunos do Ensino Fundamental 2, matriculados na rede de ensino de São Vicente. Divulgado na Internet, no jornal da cooperativa e em outros meios de comunicação locais, além de folhetos que foram distribuídos pela cidade, o concurso teve uma participação modesta de participantes.

“Esperávamos receber um número de maior de redação, até porque o convite foi feito a várias escolas vicentinas pela rede. Infelizmente, poucas abraçaram a causa. Mas estamos satisfeitos com o resultado, porque recebemos redações muito interessantes”, disse o presidente da Cooperlotação, Anderson da Silva.

Ele explica que as redações inscritas no concurso surpreenderam os diretores da entidade, pela qualidade de informação nos textos e pela técnica com que foram escritas. “Os alunos levantaram muito da história da Cidade, mas também enfatizaram a nossa cultura e o nosso turismo. Ler os textos, foi receber um banho de conhecimento, porque ali aprendemos também muita coisa que desconhecíamos sobre São Vicente”, completou Anderson.


Segundo ele, outros concursos de redação serão realizados pela entidade. “O resultado foi tão significante que pretendemos repetir a ação ainda este ano, mas dessa vez faremos com uma divulgação mais intensa, na tentativa de ampliar o número de participantes”, finalizou.


Tablet, celular e máquina fotográfica são entregues às vencedoras

Allanys Amorim Candido (foto ao lado), Jessica da Costa Alcântara e Nuiam Mayra Ruiz Masumoto, foram vencedoras do concurso “Porque eu amo a primeira cidade do Brasil”, realizado pela Cooperlotação entre os meses de setembro de novembro do ano passado.  Allanys ficou com o primeiro lugar, recebendo um tablet; Jessica ficou com a segunda colocação e recebeu um celular e Nuiam, a terceira colocada, ganhou uma máquina fotográfica. A entrega da premiação aconteceu na tarde de hoje (10), na sede da Cooperlotação.

Allanys e Jessica (foto ao lado), alunas da escola Margarida Pinho, na Vila Margarida, foram até a cooperativa acompanhadas do diretor da escola, Silvio Gomes Bispo, além dos professores Carolina, Wilson, Rafael e Oswaldo. Josefa, a mãe da Jessica, também participou do evento.
Já Nuiam, aluna do sétimo ano do colégio São Pedro, na Cidade Náutica, compareceu à entidade acompanhada pelo pai, Alexandre, pela irmã Raquel e pela avó, Maura.

Para as alunas, escrever a redação despertou-as para informações que elas desconheciam. “Precisei pesquisar bastante para escrever e com isso aprendi, por exemplo, que o monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemyer, instalado no alto do Ilha Porchat, tem um bico que aponta para a Capital do Brasil”, revelou Nuiam (foto ao lado).

Para Jessica, o que mais chamou a atenção foi a história das tribos indígenas que viveram em terras vicentinas e já Allanys descobriu que a Praça Ipupiara, chama-se Praça 22 de Janeiro. “É algo simples, mas que eu realmente desconhecia. Escrever essa redação me ampliou os horizontes do conhecimento sobre a cidade que nasci e cresci”, finalizou a primeira colocada do concurso.