terça-feira, 11 de março de 2014

Cooperlotação e Sescoop apresentam proposta de curso gratuito para professores da rede municipal de ensino de SV



Na manhã de hoje (11), a Cooperlotação e Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) realizaram reunião com coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de São Vicente.  Realizado nas instalações da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro serviu para apresentar aos educadores o programa Cooperjovem e propor a sua realização na Cidade.

 A exposição do programa aos coordenadores foi uma sugestão dada por Maria Nilza, chefe de gabinete da Seduc, quando conheceu o Cooperjovem em 11 de fevereiro passado. Na ocasião, a Cooperlotação e o Sescoop proporam realizar o curso gratuitamente na Cidade e ela achou por bem ver, também, a opinião dos diretores e coordenadores da rede sobre o assunto.

O que é - O Cooperjovem é um programa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Sescoop em âmbito estadual, em parceria com as cooperativas e secretarias de educação. Dentre as atividades realizadas neste programa está o curso “Educar na cooperação, para cooperação e o cooperativismo”, cujo conteúdo e metodologia estão alicerçados nos princípios e valores cooperativistas.

O curso visa despertar, tanto em educadores quanto em educandos, uma consciência sobre cooperação, além de garantir 68 horas/aula para cada professor que participar voluntariamente das aulas oferecidas pelo Sescoop.

“Estamos aguardando uma resposta da Seduc para saber se aceitarão ou não esta parceria. Estamos torcendo para que a resposta seja positiva para que  possamos apresentar e ensinar os princípios cooperativistas nos estudantes”, disse Renato Nicolussi, diretor financeiro da Cooperlotação. 


Se aceito pela Seduc, o curso será dado gratuitamente para um grupo de até 35 professores da rede municipal. Serão dez módulos, com aulas presenciais de quatro horas por módulo. Ao final das aulas, previsto para dezembro deste ano, os participantes recebem certificado.