terça-feira, 15 de abril de 2014

Protesto de motoristas de lotação ocorre em frente à Câmara de São Vicente, SP

Matéria veiculada pelo Jornal da Tribuna, 2ª edição
Dia 15 de abril de 2014

Para assistir, clique aqui

Profissionais de lotações marcam manifestação na Câmara

Os profissionais do transporte coletivo municipal feito por lotações estão organizando uma manifestação na Câmara Municipal de São Vicente para a noite de hoje (15), durante a sessão legislativa, que inicia às 18 horas. Eles reclamam sobre a suposta licitação que o prefeito municipal, Luís Claudio Bili, quer abrir na Cidade.

No entender da diretoria da Cooperlotação, esta não é uma ação saudável, uma vez que as lotações surgiram e foram legalizadas há 17 anos  para suprir uma falha de transporte público em São Vicente.

Com 367 veículos, o transporte feito por lotações emprega, diretamente, mais de 2.500 pessoas e gera mais de 10 mil empregos indiretos, ou seja, é um serviço que traz renda para milhares de famílias vicentinas. Os cofres públicos também são beneficiados por ele, já que arrecada para a prefeitura R$ 3 milhões em taxas e impostos.

Em assembleia, "perueiros" aprovam estratégias de ações em prol das lotações
Historicamente, o sistema de lotações foi o responsável pelo crescimento do comércio vicentino, que hoje possui o metro quadrado comercial mais caro da Baixada Santista, ação reconhecida pelos lojistas e empresários locais.
“Reconhecemos que ainda existem muitas falhas que precisam ser corrigidas, mas estamos trabalhando para melhorar isso para benefício do usuário e também dos autorizatários (donos de lotações). Mas esse tem que ser um trabalho em conjunto com o Poder Público, que no lugar de fiscalizar e punir os maus profissionais parece preferir acabar com o sistema”, disse Anderson da Silva, presidente da Cooperlotação.

Ele completa: “Não podemos permitir isso. Acabando com o sistema, a prefeitura será responsável pelo desemprego de milhares de famílias vicentinas. Além do que, é preciso questionar esse novo transporte que a administração pública pretende colocar na cidade”.

Anderson finaliza convidando todos os profissionais do transporte de lotações e usuários para comparecerem na sessão legislativa desta noite, para juntos lutar pelo transporte coletivo feito pelas lotações. “Quem nos acompanha sabe que estamos lutando para melhorar nosso serviço, então não podemos permitir que haja retrocesso e monopólio, como era no passado”.

Ações - Além da manifestação, os "perueiros", como são popularmente conhecidos os profissionais de lotações, estarão distribuindo panfletos, em que explicam suas indignações e buscam assinaturas num abaixo-assinado em prol das lotações. As estratégias de ações foram definidas na noite de ontem (14), durante assembleia extraordinária realizada na sede da cooperativa e que contou com participação maciça dos autorizatários.

Convite