Concurso Redação

Cooperlotação realiza concurso de redação
Por que eu amo a Primeira Cidade do Brasil é o tema do evento



Estão abertas as inscrições para o 1º concurso de redação  organizado pela Cooperlotação, intitulado “Porque eu amo a Primeira Cidade do Brasil”. O evento é voltado exclusivamente para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de São Vicente.

Os estudantes interessados devem escrever uma redação baseada no título do concurso e enviar para a Cooperlotação por email ou entregar pessoalmente na sede da cooperativa (ver endereços abaixo).

As redações serão publicadas, com o nome do autor, no blog da cooperativa. E os vencedores terão suas fotos divulgadas nos meios de comunicação da Cooperlotação, conforme autorização dos pais ou responsáveis.

Prêmios – O concurso irá premiar as três melhores redações. O primeiro lugar leva um tablet; o segundo um celular e o terceiro uma câmera digital.

Após finalizar o texto, é necessário inserir as seguintes informações:

- nome completo do aluno;
- idade;
- série em que está matriculado;
- escola que frequenta;
- endereço completo;
- telefone;
- email para contato.


As inscrições vão até o dia 15 de novembro. Em breve divulgaremos a data do sorteio.


O email para envio das redações é: 
redacao@cooperlotacao.com.br

A Cooperlotação fica na Rua Frei Gaspar, 2959, no Parque São Vicente. 
Informações pelo telefone (13) 3469.2211.

*

Relembrando algumas mudanças da reforma ortográfica da língua portuguesa

A última reforma ortográfica trouxe algumas mudanças para a língua portuguesa. As alterações nas regras não foram muitas, mas a escrita de algumas palavras pode parecer estranha. Vamos ter de acostumar com ideia, voo, paranoico, frequência, contrarregra…

A ideia do Acordo Ortográfico que entrou em vigor a partir de 2009 é alcançar uma escrita comum da língua portuguesa para facilitar o intercâmbio cultural e científico entre as nações e ampliar a divulgação do idioma e da literatura. Isso quer dizer que a grafia de algumas palavras mudou, mas a pronúncia de cada país se mantém. A língua portuguesa é falada por 220 milhões de pessoas em todo o mundo – aproximadamente 190 milhões no Brasil.

Com o acordo, os oito países lusófonos (onde a língua portuguesa é a língua oficial) passam a ter o mesmo vocabulário ortográfico. As mudanças na ortografia brasileira foram significativas, embora sejam poucas. Estima-se que as alterações no vocabulário brasileiro sejam de apenas 0,47% e 1,42% na ortografia de expressão portuguesa (europeia).

Na nova ortografia foram acrescentadas três letras no alfabeto português: K, W e Y, sendo que cada letra tem uma forma minúscula e outra maiúscula.

Ou seja, o alfabeto: que tinha 23 letras (A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z), passou a ter 26 letras (A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z).

As novas letras K,W e Y podem ser usadas em nomes próprios de pessoas e seus derivados: Darwin, darwinismo; Kant, kantismo; Taylor, taylorista. E também em nomes relativos a lugares de outras línguas.


Um comentário:

  1. Meu Nome é Lais da Silva Santos tenho 12 anos Estudante da Escola Municipal Matteo Bei ,Minha Cidade a cada dia que passa percebe que esta organizada as ruas praças sai limpas graças ao trabalho dos guaris,Como Segurança das ruas amo esta cidade maravilhosa onde propociona muitas felicidades como os enventos que destaca a dexobeste e o fundação da cidade o pontos turisticos principalmentes as praias e o Shopping que valorizou a cidade população quando emprego e diversão Destacão também a chegada VLT que vem para volorizar a populão nosso Prefeito Billi se empenha pra que amor pela nossa cidade não se apague

    ResponderExcluir